Projeto Bomtom

A escola de música teve início das suas atividades em 2002. Além de ensinar várias instrumentos musicais, o Projeto Bom Tom tem como objetivo despertar no aluno a paixão pela música e oferecer atividades educativas para os moradores da comunidade. Acreditamos que a arte faz parte da vida humana, o que fazemos é ajudar a despertar no aluno o seu talento artístico, ajudando-o a expressar seus sentimentos e, ao mesmo tempo, despertando para as oportunidades de crescimento. O que a escola de música faz é potencializar os dons que o aluno demosntra ao longo da caminhada. Por isso, uma das exigências para ser aluno do Projeto Bomtom é estar freqüentando a escola (isso para crianças e adolescentes). Além da parte técnica e aulas de instrumento, são trabalhados temas como vida escolar, cidadania, amizade, profissão, vida familiar entre outros.

Dispomos de aula de violão, teclado, bateria, baixo elétrico, guitarra e percussão. Também é realizado a prática em conjunto com alunos de cada modalidade, visando prepará-los para tocar em banda. Durante o ano de atividades são realizadas atividades como: aula pública, visitas culturais, passeios, reuniões com os responsáveis, tocar em eventos – aos mais experientes, e mostra de final de ano.

Como são adiquiridos os instrumentos utilizados para as aulas? Muitos dos intrumentos são adquiridos por meio de doações. Estes instrumentos são disponibilizados aos alnos que não tem condições de comprar. Assim eles podem levar para casa, podendo realizar os exercícios indicados pelo professor.

É incentivada a participação da família durante o tempo de aprendizado do aluno. Sabemos que é muito importante a participação da comunidade nos projetos da Jocum. Alguns voluntários da própria comunidade, todos alunos da escola, nos ajudam nas aulas de iniciação musical. Vários músicos que passaram pelo Projeto Bom Tom, hoje tocam profissionalmente. Atualmente a escola de música tem, aproximadamente, 40 alunos entre 8 e 50 anos – a maioria é composta de crianças e adolescentes.


Necessidades do projeto:

• Professores voluntários: técnica vocal, percussão de escola de samba, cavaquinho, saxofone, .
• Doação de instrumento: percussão, violão, teclado, cavaquinho, baixo elétrico entre outros.
• Doações paga despesas como: passeios culturais, materiais didáticos, lanches dos alunos, ajuda de custo a voluntários etc.

.

  .

Hoje escola de música dispõe dos cursos abaixo:

Violão – Aulas de violão popular utilizando o método de cifras. Visa habilitar o aluno para tocar músicas do dia-a-dia por meio da leitura de cifras.

Teclado – Aulas de teclado utilizando o método de cifras. Visa habilitar o aluno para tocar músicas popular e leitura de cifras.

.

Contrabaixo – Aulas de contrabaixo utilizando método bem prático, por meio de técnicas que facilitará ao aluno tocar as músicas do cotidiano. Com estudo de escalas e vários exercícios de digitação.

Bateria – As aulas de bateria começam com exercícios de coordenação motora, leitura musical, exercícios com vários rudimentos e vários estilos musicais.

.

Este slideshow necessita de JavaScript.

.

Assista abaixo vídeo da Banda Bomtom tocando as músicas “O Barquinho” de Roberto Menescal/Ronaldo Boscol e “Wave” de Tom Jobim. Evento do Instituto Humanitare no Rio + 20, no Planetário da Gávea.

Vocais – Rachel Dias, Daiene Monteiro e Patrick Mello
Guitarra – Junior Rechi
Violão – Tiago Costa
Baixo – Marcus Vinicius
Bateria – Kennedy Lemos

.

Faça parte dos nossos projetos. Entre em contato conosco e venha conhece-los.

Anúncios

Uma resposta em “Projeto Bomtom

  1. Sou violinista e trabalho em um Projeto Social chamado Guri em São José do Rio Preto-SP.
    Dou aulas de violino para crianças entre 08 a 18 anos e são aulas coletivas de turmas com até 14 alunos.Estou prestes à me mudar para o RIo de Janeiro e busco uma oportunidade no meio musical.Qual a possibilidade de incluir o Violino como um dos cursos a oferecer pelo projeto de vocês e qual é a chance que eu tenho para poder fazer parte deste grupo?

    Sou Cristão e luto de verdade, e busco uma realização profissional com minha família nesta cidade do Rio de Janeiro.

    Muito Obrigado e que DEUS vos abençõe pela atenção!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s