Talentos do Borel nos EUA – Parceria da ONG Artes & Transformação com a JOCUM.

A banda BOM TOM Borel, nasceu dentro da Escola de Música – Projeto Bom Tom – da Instituição Jovens com Uma Missão no Morro do Borel (JOCUM BOREL). Há dez anos, o Projeto Bom – Tom foi criado com a missão de potencializar e mostrar a musicalidade e cultura presente no Morro. Nos últimos anos, com o processo de pacificação dos Morros da Tijuca (UPPs), diversos convites foram feitos para apresentação dos frutos de nossa escola, mas, ainda não tínhamos uma banda formada, então, para responder a estes convites, o Projeto Bom – Tom organizou um grupo musical com alunos e ex-alunos, que no decorrer destes dez anos de projeto, demonstraram grande aptidão.

Uma amostra deste potencial inerente ao Morro foi a seleção de dois Jovens talentos daqui, Marcus Vinicius e Rachel, para um curso intensivo de musica e artes, numa das melhores instituições de artes dos Estados Unidos, a Calarts – California Institute of Arts. Os dois jovens, atualmente, são integrantes da Banda BOM TOM e possuem um forte vínculo com a escola, de tal maneira, que o Vinicius continuou no projeto, mas agora como professor de baixo e violão e a Rachel, depois do curso na Califórnia, pretende doar parte do seu tempo, também lecionando para nossas crianças e adolescentes.

Deste modo, acreditamos que com a exposição do potencial presente nas comunidades do Rio, tais lugares darão um grande passo em sua identificação com a cidade e no seu desenvolvimento, perdendo, com o tempo, o status negativo de regiões periféricas ou marginalizadas da sociedade, podendo assim, fazer ouvida sua voz por justiça e inclusão.

Anúncios